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Como implantar uma gestão eficiente em telecom e ativos de TI?

Saiba como implantar uma gestão eficiente em seu cenário de telecom e ativos de TI

Buscando formas de reduzir os custos de telefonia, de internet, de licenças de software da sua empresa? Acredita que o seu negócio pode economizar através metodologias de gestão eficientes com uma visão inteligente das despesas e tecnologias do mercado para com isso tomar ações mais assertivas? Se a resposta das perguntas acima for sim, você está no lugar certo.  Nós, do Grupo Giovanella, vamos te mostrar tudo sobre como funciona a metodologia de otimização de recursos na prática para que você possa investir no que mais faz sentido para o seu negócio e focar no que realmente importa. Assim como você, somos gestores e, entendemos que o custo da operação é um assunto que merece atenção. Você encontrará neste artigo:

  1. O que é a gestão em telecom e ativos de TI?
  2. Quais são todos os benefícios da gestão em telecom e ativos de TI?
  3. Como funciona o processo de consultoria com esses ativos?
  4. Como funciona o processo de inovação com essas tecnologias?
  5. Como funciona o processo de auditoria com essas despesas?
  6. Como o Grupo Giovanella pode ajudar com tudo isso?
  7. Conclusão

 

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O que é gestão em telecom e ativos de TI?

De forma resumida, a gestão em telecom assim como dos ativos de TI, tem como objetivo aplicar metodologia de melhoria continua quanto a todos ativos e despesas de internet, telefonia, licenças, locações entre outros, com objetivo de sempre otimizar a infra, os custos e garantir a qualidade e estabilidade dos ativos consumidos. Dentro desse processo, são revisados contratos, analisadas propostas, recomendação de novos serviços, acompanhamento de respectivas ativações, tecnologias e afins. Uma boa gestão atua não somente nas causas dos problemas, mas também em ações para evitar possíveis pontos de desperdícios no futuro. Um bom plano de ação de gestão consiste em diagnósticos, planejamento, criação de um escopo, execução e acompanhamento dos resultados através de métricas bem claras e mensuráveis. Confira também:

Quais são todos os benefícios de adotar esse tipo de gestão?

Os principais benefícios de realizar a implementação da gestão de telecom no seu negócio são:

  • Evitar desperdícios financeiros
  • Otimizar os serviços de telecom
  • Ter transparência de todos os custos e infra ativa
  • Foco maior no Core Business
  • Negociação diferenciada com os fornecedores

Ao não contar com uma consultoria com essas frentes, todos esses benefícios citados acima são transformados em preocupações para gestores e desperdícios financeiros para o negócio.

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Como funciona o processo de consultoria em telecom e ativos de TI? 

Como dissemos anteriormente, um bom plano de ação para otimizar custos, garantir estabilidade e melhores controles consistem em 4 grandes passos:

Diagnóstico

O primeiro passo é realizar um completo diagnóstico de todo o cenário do cliente, para que seja possível entender quais os contratos ativos no negócio, por quais motivos foram contratados, o perfil de consumo atual e futuras projeções de consumo. Este processo é fundamental para entender em que momento a empresa está.

Planejamento

Após o diagnóstico, é o momento de planejar. Todo o programa deve ser detalhado e aprovado juntamente com o cliente. Desta forma, o cliente e a empresa de consultoria estarão sintonizados no objetivo final.

Execução

No momento da execução, são necessárias realizar cotações, negociações, análise de propostas aprovadas juntamente com o cliente. Aqui a experiência em anos de negociações com operadoras pesa muito, assim como o volume de negociações também gera condições diferenciadas que uma empresa de consultoria com grande carteira de contratos apresenta como um diferencial em relação a empresas que negociam de forma solitária.

Controle e acompanhamento dos resultados

Por fim, é hora de controlar e mensurar os resultados. Para que isso ocorra da forma como foi planejada, todos os meses é necessário controlar as despesas contratadas e gerenciadas, garantindo assim, a execução completa de um bom projeto.  Neste ponto é importante frisar que apenas após a auditoria ser realizada é que devem ser realizados os pagamentos, tornando o processo para o cliente ainda mais seguro.

Como funciona o processo de inovação com essas tecnologias e demandas?

A inovação é essencial para qualquer área de uma empresa e, na área de telecom e TI, isso também é ou precisa ser aplicado. Dentro deste processo, incluem-se a automação de processos de coleta e envio de faturas, automação para auditoria de faturas, separação por cento de custo, suporte e projeto para implantação de novas tecnologias através de analise de perfil de consumo, de estrutura ativa, de novas ferramentas disponibilizadas no mercado e analise dados de consumo e histórico para projetar o futuro mais eficiente possível. Estabilidade, gestão centralizada, transparência, escalabilidade, mais recursos são alguns itens a serem tratados nesse aspecto que sempre geram ganhos a operação baseados em cálculos de ROI bem projetados.

Como funciona o processo de auditoria recorrente?

Um bom processo de auditoria deve conter algumas tarefas, como:

  • Conferência mensal de faturas e, validado se todo o contrato está sendo entregue;
  • Identificação em contratos antigos o pagamento ou não indevido de impostos e serviços não realizados, revertendo os valores a serem recebidos ao cliente;
  • Pedidos de ressarcimento de valores indevidos já efetivados dentro do mês de leitura, ou em períodos anteriores;
  • Envio de relatório contendo contestações que ocorrem dentro do mês de leitura e valores ressarcidos.

A partir dos passos acima, é possível ficar seguro que o processo de auditoria está sendo executado da maneira correta.

Como o Grupo Giovanella pode ajudar com essa gestão?

Através de metodologias claras e com foco no cliente, todo o serviço é realizado utilizando análises de controle, negociação e busca constante dos melhores contratos e opções para nossos clientes, elevando nível de serviços e de qualidade dos fornecedores, nossos serviços só serão remunerados quando geramos economia para sua empresa, onde recebemos uma porcentagem da economia gerada. Conheça tudo sobre o nós clicando aqui. 40% de economia com zero investimento? Essa é a redução média gerada para nossos clientes em despesas de telecom e ativos de TI. Nossa consultoria em gestão já atuou em mais de 500 projetos até o momento e economizou cerca de 20 milhões de reais em 10 anos de atuação no mercado.

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Conclusão

Como você percebeu, a implementação de uma boa gestão em telecom e ativos de TI pode ser complexa, porém, possui grande importância para as empresas que buscam otimizar seus processos e evitar possíveis desperdícios financeiros no negócio. Para evitar problemas e aproveitar os benefícios que a implementação deste processo pode gerar, converse com o Grupo Giovanella para te ajudar nesse desafio.  Confira também:

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